terça-feira, 20 de abril de 2010

Você distingue um hacker e um cracker?


Ser um hacker não é tão ameaçador o quanto parece, o que acontece que muitas pessoas desconhecem o significado e função verdadeira de um hacker. A palavra é originada do inglês e o significado é simples: programadores que elaboram software para computadores.Os próprios agem de uma forma legal, sempre evitando prejudicar uma rede um software, só que há uma controvérsia sobre o termo e parte da população desconhecem a verdadeira função de um hacker e o classifica como um veneno e ameaça nos sistemas cibernéticos.
Uma reportagem foi ao ar semana passada relatando que um “hacker” invadiu uma página do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) colocando em um link que o partido era corrupto. O certo seria dizer que um cracker invadiu a página.


Veja o que estava no site:

“O site do PMDB passou a exibir uma mensagem de supostos hackers neste sábado. Ao acessar o www.pmdb.org.br, o internauta é redirecionado para uma página com um texto intitulado "40 propostas para o Brasil". A mensagem é destinada "aos corruptos de plantão".

Falando no cracker, este sim é ameaça, pois, quebram os sistemas de segurança com a intenção de proveito pessoal. Vários Orkut´s são crackeados por pessoas que tiram proveito dessa ação.
As pessoas que obtêm pra si esses proveitos, também invadem sistemas usando programas que violam e quebrem regras de proteção do site, além de serem ciberpiratas utilizando a imoralidade para obter algo.
Um exemplo é baixar filmes e tutoriais de programas pagos de graça, os crackers disponibilizam várias páginas na web com acesso instantâneo a download de programas que são pagos, para que pessoas baixem de graça. Neste caso, benefício é pra quem não deseja pagar caro por um programa original, e recorrem aos “piratas” disponíveis gratuitamente.
Contudo, hackers são certos vírus do bem e os crackres vírus malignos que por um lado pode até ter algo proveito, mas sempre será um veneno cibernético. Agora que já se sabe a definição, podem-se concluir quem é o joio e o trigo.



Ruanne Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário