terça-feira, 13 de abril de 2010

O ciberespaço e a cibercultura na comunicação

      O ciberespaço e a internet andam sempre juntos, isso por que os dois são uma coisa só dentro da informação e notícia.
    A internet é um meio virtual de comunicação muito abrangente e avassalador do século XXI, os fluxos de informações do mundo estão contidos nele com restrições de cliques.
    É tudo muito fácil e simples, basta se conectar a uma rede de internet para você obter informações do mundo todo.
    Termo também usado como cyberspace por Willian Gibson, traz muitos significados, desde ao grande fluxo de informações até os meios de relacionamento entre indivíduos que acontecem por meio de interfaces intrinsecamente virtuais, ou seja, há um espaço na internet reservado para pessoas de relacionarem, comunicarem virtualmente que pode ser um blog, uma sala de bate-papo, etc.
    Para esses encontros virtuais, existe o ciberlugar. Essa teia de relações surge a cibercultura que tem como definição por Lévy (2002), conjunto de técnicas e práticas de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.


O ciberespaço em si:           abrange a comunicação com a interação interpessoal, com acesso rápido a informações em apenas um clique. Na comunicação e no jornalismo, há grandes espaços cibernéticos que possibilitam a interação de pessoas em determinados assuntos.
A cibercultura em si:            relação entre cultura, tecnologia e sociedade. É a interação da sociabilidade com acesso a comunidades virtuais, incluindo materiais mais o intelectual no meio virtual.



Ruanne Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário