domingo, 14 de março de 2010

A RELIGIÃO EM SI

Por: Ruanne Silva

      Religião vem do latim com o significado de “religação” com o Divino. A prática desta foi se espalhando pelas culturas do mundo todo. A reforma protestante ocorreu no século XVI na Europa entre 1517 e 1564 por Martinho Lutero. Tal esta, protestava a Igreja Católica como o único caminho religioso além de criticar seus dogmas. Com isso, rompeu-se o Cristianismo para o Protestantismo, que criou e desenvolveu várias Igrejas Cristãs.
     No Brasil, foi estabelecida no século XIX, passando de protestantes para evangélicos.
     Sua crença é diferente dos católicos, os cristãos devem ser fiéis aos mandamentos o que se torna não tão aceitável na sociedade. O adultério é punido severamente. As mulheres devem se casar virgens, caso contrário, leva uma imagem de mulher desvirtuada. No evangelho, há princípios religiosos cautelosos que devem ser seguidos dentro de uma congregação. Todo cristão deve jejuar dois a três dias por semana, viver na fé e no temor a Deus.
     Para eles, Jesus é a salvação da vida eterna e não há nenhum outro santo que possa vir salvar-lhes. Além do que, eles não adoram imagens como os católicos que utilizam terços e estátuas de santos e neles depositam sua fé. Os evangélicos não se permitem sequer adorar nenhuma imagem, nem a de Cristo estampado na parede. Totalmente diferente - uns confiam em carros e cavalos, nos seus bens materiais, no financeiro, outros confiam em Deus. Cada um tem sua doutrina, cada um vive sua religião. As pessoas seguem suas crenças por que acreditam que de uma forma irá chegar perto de um “deus” que só elas conhecem e sabem.
     Criticar uma religião é a mesma coisa que dar murro na ponta de uma faca. Ela sempre irá existir com suas tradições e não mudará a sua cultura.
     O alvo de crítica na sociedade é como as pessoas religiosas se posicionam nela. A Católica abomina o aborto e o uso das células embrionárias, além do que, é aceitável que os membros bebam bebida alcoólica e que se case com oposto da sua religião. Muitas coisas que são naturais pelo ser humano são inaceitáveis pelos evangélicos, como: baladas, festas, sexo explícito etc,.
     Cada um demonstra e tem a forma de pensar sobre a religião e a utiliza da maneira que lhe acha conciso. Por isso que discutir a forma que cada um leva sua fé é o mesmo que andar num caminho sem fim, nunca vai ter um lugar certo para chegar, pelo fato de cada ser humano ter uma cultura espiritual e se identificar com esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário