domingo, 28 de fevereiro de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

Cada vez mais profissões exigem conhecimentos em informática


Mesmo em funções não relacionadas com computadores, há exigência pelo conhecimento da tecnologia
 
Por: Anderson Andrade


 
Em pleno século XXI é comum encontrar brasileiros que ainda não sabem sequer ligar um computador. Engana-se quem acredita que isso acontece apenas com os mais velhos. Augusto Soares (27), é cobrador de ônibus e nunca se interessou em ter um PC, sigla que em inglês quer dizer Personal Computer. Segundo ele, em todas as profissões que exerceu não precisou utilizar esta tecnologia. “Antes de ser cobrador de ônibus eu era balconista de padaria e depois trabalhei como office boy em uma imobiliária.” Disse Augusto justificando sua falta de interesse no assunto.
 
Orkut


A empregada doméstica Tânia Maria (29) disse que também não se interessa muito em informática, mas acessa o computador da casa dos seus patrões na Asa Norte principalmente para ver o orkut, principal site de relacionamentos na internet. “Sempre que preciso inserir uma foto ou comentário no orkut, peço ajuda aos filhos da minha patroa e eles me ajudam.”
 
 
Mercado de trabalho


Embora as pessoas que exercem funções que não obrigam conhecimentos de informática, é cada vez mais comum aos empregadores exigirem ao menos um conhecimento básico do assunto. Isso porque há principalmente a necessidade de baratear os custos com comunicação. A empresária Claudia Nunes (55), sempre que contrata uma empregada doméstica pede conhecimentos em informática para que possa se comunicar pela internet, pois está sempre viajando e através da internet pode ficar sabendo como andam as coisas em casa. “Prefiro utilizar sempre o skype pra ligar em casa, falar com meus filhos, com a empregada... assim os custos ficam mais baratos e posso ficar o tempo que quiser falando com a família.” Justificou Claudia.
Além disso, para que se possa alcançar um cargo melhor na empresa que se trabalha, é muito importante ter ao menos um curso de informática. A prova disso está nos requisitos mínimos exigidos pelas agências de emprego em todo país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário